Google+ Android 4.2. - O que há de novo? - Tasco do Android

Android 4.2. - O que há de novo?


Com a apresentação dos novos Nexus 4, 7 e 10, veio também a nova versão do sistema operativo Android que, continua a chamar-se Jelly Bean, mas na sua versão 4.2.. Além de melhorar algumas funções já existentes, a Google criou um monte de novas funcionalidades:



Novo Android 4.2 Jelly Bean
-Photo Sphere: fotos de 360º;
-Gesture Typing: novo modo de escrita ao estilo de swype;
-Múltiplas Contas de Utilizador: criação de várias contas, cada uma com as suas próprias definições;
-Partilha de ecrãs Sem Fios: permite usar qualquer ecrã com HDMI para partilhar o ecrã do dispositivo sem necessidade de fios;
-Daydream: apenas para tablets. permite usá-lo como ecrã informativo, quando em modo de repouso;
-Notificações melhoradas: nova janela dedicada inteiramente a notificações que são agora mais interactivas;
-Google Now melhorado: novos cartões informativos e performances melhoradas.


Vamos conhecer cada uma mais pormenorizadamente.

Photo Sphere

Esta função que permite tirar fotos panorâmicas num ângulo de 360º já foi explicada num post anterior (aqui), mas agora temos acesso a um vídeo onde a Google nos mostra este novo modo panorâmico em funcionamento.




Se funcionar exactamente como no vídeo, a Google conseguiu pegar num modo de fotografia complexo e torná-lo em algo espantosamente rápido, prático e fácil, com resultados finais excelentes.
Resta saber como se sairá no dia-a-dia, nos variados smartphones que acabarão por receber esta versão do Jelly Bean.



Gesture Typing

Escrita ao estilo de Swype
Esta é a função de escrita equivalente à da famosa aplicação Swype, onde para escrever basta deslizar o dedo por cima das letras que constituem uma determinada palavra. Até agora esta funcionalidade só estava disponível através da instalação da aplicação acima mencionada, ou nos smartphones Android da marca Samsung com a última versão do TouchWiz.
Chega finalmente a todos os Android, através desta actualização para o Jelly Bean.




Múltiplas Contas de Utilizador

Vários utilizadores no mesmo tablet
Esta era uma das funcionalidades mais esperadas e, mais uma vez, a Google não desiludiu.
Criou a função de Múltiplas contas de Utilizador onde cada perfil tem não só as suas próprias definições, como também o seu próprio ambiente de utilizador. O que quer isto dizer? Cada utilizador terá acesso a uma conta totalmente personalizada, desde músicas, imagens, aplicações, fundos de ecrã, etc., etc., ou seja, esta função permite várias pessoas usem o mesmo tablet, como se de um tablet diferente se tratasse.






Partilha de ecrãs Sem Fios

Partilha de ecrã sem fios
Esta é mais uma daquelas funções que visa tornar tudo mais simples e cómodo.
A partilha de ecrãs já não é uma coisa nova mas se até agora só era possível através da ligação de um ecrã ao outro por cabo HDMI, agora passa a ser possível fazê-lo sem fios. Apenas precisam de ter é um adaptador HDMI wireless e o smartphone a correr o Android 4.2. faz o resto.





Daydream

Daydream apenas para tablets
Tal como já foi dito acima, esta nova funcionalidade permite usar o vosso tablet como um ecrã informativo quando o deixarem em modo de suspensão.
É possível configurá-lo para apresentar vários tipos de conteúdo, desde as mais recentes notícias até às vossas fotos pessoais, como se fosse uma moldura digital.






Notificações Melhoradas

Nova janela de definições rápidas
Como já é sabido, esta actualização do Android trás uma mudança significativa no que toca à janela de notificações com a barra de definições rápidas à qual já todos estávamos habituados.
Passamos a ter uma janela inteiramente dedicada a notificações que passam a dispor de mais conteúdos informativos e a ser ainda mais interactivas (por exemplo: permite responder a mensagens e e-mails a partir da própria janela de notificações).
Ao mesmo tempo vemos a barra de definições a ser remetida para uma segunda janela, que passa a ser acessível através de um botão que encontramos na janela de notificações.
Se é positivo termos as novas notificações com tudo o que elas trazem de novo, a meu ver é negativo o facto de termos que abrir uma nova janela para aceder a definições que costumavam estar sempre ali à mão.


Google Now melhorado

Google Now com novas funções
A funcionalidade Google Now, que se tornou numa das mais apetecíveis do sistema operativo Android, também se vê melhorada, com novos cartões (apresentam informação relevante sobre o lugar onde nos encontramos, tais como pontos de interesse e visita obrigatória, cinema mais próximo e filmes em exibição, concertos ou eventos que possam estar a decorrer nas proximidades) novas notificações (Google Now interage com a aplicação do Gmail para nos informar de várias situações, como por exemplo, saber se um determinado item que compramos online já foi enviado) e mais modos interactivos, como por exemplo: passa a ser possível controlar aplicações e agendar compromissos através de comandos de voz.
Para já nem todas as funcionalidades estão disponíveis na língua Portuguesa.



 
Copyright © Tasco do Android