Google+ Smartphones com autonomia de uma semana-Será possível? - Tasco do Android

Smartphones com autonomia de uma semana-Será possível?


A curta autonomia da bateria é o principal
problema dos smartphones actuais
Certamente ainda se lembram dos telemóveis que existiam há dez anos atrás... "Máquinas potentes", que davam para fazer chamadas, enviar mensagens, ouvir os toques polifónicos, tirar umas fotos com uma qualidade no mínimo duvidosa, e pouco mais. O que é certo é que a maior parte destes dispositivos da altura tinham autonomia de vários dias, alguns passavam mesmo de uma semana...
Hoje em dia, a maior parte dos utilizadores de um smartphone já fica contente se a bateria lhe durar 24 horas... E porquê? A tecnologia usada nestes novos telemóveis evoluiu bastante, com novos ecrãs, novos processadores, novas funcionalidade,  mas e as baterias em si? A verdade é que os avanços no campo da tecnologia deste elemento essencial não têm sido muitos.

Pelos vistos isto está para mudar e neste momento está já em avançada fase de testes um tipo de bateria que vai permitir triplicar o tempo de autonomia que se consegue com uma bateria dos dias de hoje. Como?

Super baterias - para quando?
Através da substituição do actual ânodo de grafite, por um de silicone, que apresenta  resultados até dez vezes melhores no que toca à preservação dos iões de lítio.
Já há algum tempo que o silicone tem sido testado, mas foram surgindo vários impasses, como por exemplo, o facto de este tipo de material se expandir quando submetido a algumas circunstâncias normais do dia a dia.
Este tipo de problemas foi já ultrapassado e os investigadores afirmam que está para breve este tipo de baterias que consegue aguentar cargas de 1000mAh por grama, o triplo dos 350mAh por grama das baterias actuais.
Assim sendo, num futuro próximo teremos baterias mais leves, mais finas e com maiores capacidades, o que se pode reflectir bastante no design e características dos novos smartphones.

É esperar pra ver.



 
Copyright © Tasco do Android