Google+ [CES 2013] A nova geração de processadores - Tasco do Android

[CES 2013] A nova geração de processadores


Novos processadores apresentados
Algumas das revelações mais importantes deste CES 2013 tiveram a ver com a apresentação dos novos processadores que cada marca desenvolveu para integrar na próxima geração de smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

Depois da NVIDIA ter apresentado o seu Tegra 4, também a Qualcomm, a Intel e a Samsung fizeram questão de mostrar as inovações que farão parte dos seus novos processadores.

Olhemos então mais pormenorizadamente para cada um dos novos processadores:


-Qualcomm

Novos processadores Snapdragon
A Qualcomm abandonou a nomenclatura Snapdragon S1, S2, S3 e S4 e passa a usar o nome Snapdragon 200, 400, 600 e 800, sendo que os dois primeiros se direccionam a dispositivos de baixo preço com menores exigências de processamento e os dois últimos passarão a incorporar dispositivos de topo.
O Snapdragon 600 é o sucessor do S4 e apresenta alguns melhoramento que o tornam cerca de 40% mais rápido mas, ao mesmo tempo mais eficiente. Podemos vê-lo no mercado a partir de Abril.
O Snapdragon 800 é o novo rei dos processadores Qualcomm, com velocidades de processamento na ordem dos 2.3GHz. Promete uma performance 75% melhor que a do S4 e tem o dobro do desempenho gráfico (graças à utilização do Krait 400 e do Adreno 330. Este processador melhora ainda a compatibilidade LTE, suporta modems Wi-Fi mais rápidos e ecrãs com resoluções até 2560x2048p, tudo isto enquanto oferece mais eficiência energética. Começará a integrar smartphones e tablets a partir de Junho.


-Intel

Novos processadores Intel
Apresentou dois novos processadores: um para tablets e outro direccionado a smartphones de gama média/baixa.
O primeiro tem o nome de código Bay Trail e é um quad-core que promete ser duas vezes mais rápido e mais eficiente, tudo devido à nova arquitectura Atom de 22nm. Suportará velocidades máximas de processamento na ordem dos 2.1GHz e ecrãs com a resolução máxima de 2560x1600p. Estará disponível a partir de Junho.
O processador direccionado a smartphones é o Atom Z2420, que permite chegar aos 1.2GHz e é compatível com modem de redes HSPA+, antenas de radio FM, plataformas Dual-SIM, portas microSD e streaming WiDi (Wireless Display-permite transmissão de dados para um ecrã externo sem fios). Os smartphones que o usarem poderão capturara até 7 fotos de 5Mpxs em menos de 1 segundo.


-Samsung

Novo Exynos 5 Octa
A marca sul Coreana apresentou o primeiro processador de 8 núcleos da família Exynos 5: o novo Exynos 5 Octa.
Enquanto os pormenores ainda não são muitos, durante a apresentação a Samsung prometeu uma performance duas vezes melhor que qualquer processador actualmente no mercado, com fabulosos desempenhos em gráficos 3D e uma poupança de energética na ordem dos 70%. Isto é conseguido com os novos chips de 28nm que aumentam o desempenho e diminuem os consumos de energia.
Presume-se que este processador esteja desenhado para usar a tecnologia ARM big.LITTLE, onde deverá ser usado um processador quad-core Cortex-15 de 1.8GHz para as tarefas mais exigentes e um quad-core Cortex A7 de 1.2GHz para as terefas normais que não necessitarem de tanta potência.




Fontes: PhoneArena1, PhoneArena2, PhoneArena3 e Engadget


 
Copyright © Tasco do Android