Google+ CyanogenMod 10.1 (Jelly Bean 4.2.1) no Galaxy Tab 10.1 - Tasco do Android

CyanogenMod 10.1 (Jelly Bean 4.2.1) no Galaxy Tab 10.1


Jelly Bean 4.2.1
O Galaxy Tab 10.1, quer na sua versão Wi-Fi, quer na sua versão 3G, representa a afirmação da Samsung no mercado  dos tablets.
Saiu nos mercados mundiais pela primeira vez há mais de dois anos, nos finais do ano 2010 e, tal como era de esperar, as actualizações oficiais da Samsung para este tablet ficaram-se pela versão do Android Ice Cream Sandwich 4.0.4.
Embora esta seja uma versão relativamente recente, fica longe de estar ao nível do Android Jelly Bean, com o Google Now, o Project Butter e todas as demais características deste novo software.

Felizmente estamos a falar do Android, onde é possível arranjar uma solução para praticamente tudo portanto, chegou a hora de dar a conhecer o Galaxy Tab 10.1 ao Android 4.2.1.

Isto é possível graças ao desenvolvimento do CyanogenMod 10.1, uma ROM não oficial mas que, já é bem conhecida entre os utilizadores Android mais experientes que pretendem dar sempre mais utilidade aos seus dispositivos.

CM10.1 traz o JB 4.2.1 ao Galaxy Tab 10.1
A ROM CM10.1 compatível com o Galaxy Tab 10.1 Wi-Fi (p7510) e 3G (p7500) saiu na semana passada e, embora ainda não esteja na sua versão final, já se apresenta bastante completa.
Após uma semana de uso, posso dizer-vos que, embora existam alguns erros mínimos, não existe nenhum bug crítico e nenhuma parte do dispositivo ficou sem funcionar (câmara traseira e dianteira estão funcionais, o som funciona normalmente e também o Wi-Fi, GPS e Bluetooth não apresentam problemas).

Como esta é uma versão em desenvolvimento, todos os dias são disponibilizadas actualizações que vão corrigindo os pequenos erros que mencionei.

Apesar disto, estejam conscientes que esta é uma ROM não oficial e que, o processo de instalação tem os seus riscos.
Para a instalar, têm que ter root access ao vosso dispositivo, processo que anula a validade da garantia do vosso aparelho em caso de avaria. 
(é possível anular o procedimento e voltar a usufruir da garantia)

Se estão conscientes dos riscos e, mesmo assim, pretendem continuar, leiam o resto do post e sigam todas as instruções de instalação.

Antes de começar devem fazer o backup de todos os dados e informações que acharem necessárias.
No caso do Galaxy Tab 3G (p7500), devem anotar as informações de APN relativas à vossa rede (Definições » Mais definições » Redes Móveis » Pontos de acesso (APN) » abram a opção e apontem as informações).

Depois disso devem certificar-se que têm instalado o CWM Recovery e que têm Root access. Se não têm, podem fazer a instalação do CWM Recovery seguindo o procedimento que podem encontrar aqui. Para fazer Root ao dispositivo, podem seguir o procedimento que encontram aqui.

Se já completaram os procedimentos anteriores, podem agora fazer download dos ficheiros de instalação do CyanogenMod 10.1 e os ficheiros de instalação da Google Play store.

Para o Galaxy Tab 10.1 Wi-Fi (p7510) façam download dos arquivos que encontram aqui (CM10.1) e aqui (GApps).

Para o Galaxy Tab 10.1 3G (p7500) façam download dos arquivos que encontram aqui (CM10.1) e aqui (GApps).

-Depois do download estar completo não extraiam os ficheiros. Em vez disso, voltem a ligar o tablet ao computador via USB e copiem os respectivos arquivos para a memória do dispositivo.

-Voltem a desligar o tablet e iniciem em modo CWM Recovery. Naveguem até à opção "Install zip from SD card" e pressionem a tecla "Ligar/Desligar" para confirmar.

-De seguida naveguem até "Choose zip from SD card" e façam o mesmo.

-Procurem o arquivo do CM10.1 que copiaram para o tablet, seleccionem-no e escolham a opção "Yes.....Install".

-O processo de instalação é iniciado. Quando acabar irá aparecer a mensagem “Install from sdcard complete”.

-Seleccionem a opção "Go Back". E voltem a seleccionar "Install Zip from SD card", desta vez para instalar o arquivo relativo à Google Play store (GApps).

-Iniciem a instalação e, quando esta estiver completa, aparecerá a mensagem "Install from sdcard complete”. Voltem a seleccionar a opção "Go Back" e, para finalizar, "Reboot system now".


O tablet irá reiniciar e o processo de instalação da ROM CM10.1 com o Android Jelly Bean 4.2.1 está agora completo.

O dispositivo poderá demorar algum tempo a ultrapassar o logo do CyanogenMod no primeiro arranque. É normal que dure até 5 minutos.

Depois disto, estão prontos para usufruir do vosso tablet com a última versão do Android.


*Para o Galaxy Tab 3G (p7500), devem ir às definições e inserir os dados APN que guardaram anteriormente


CM10.1 com Jelly Bean 4.2.1 no Galaxy Tab 10.1



Atenção: Ao longo do post foram avisados de todos os riscos inerentes à instalação do CyanogenMod 10.1 no vosso tablet.
Qualquer problema que aconteça durante o procedimento e qualquer dano que possam causar ao vosso dispositivo é da vossa responsabilidade.




 
Copyright © Tasco do Android