![]() |
Jelly Bean 4.2.1 |
Saiu nos mercados mundiais pela primeira vez há mais de dois anos, nos finais do ano 2010 e, tal como era de esperar, as actualizações oficiais da Samsung para este tablet ficaram-se pela versão do Android Ice Cream Sandwich 4.0.4.
Embora esta seja uma versão relativamente recente, fica longe de estar ao nível do Android Jelly Bean, com o Google Now, o Project Butter e todas as demais características deste novo software.
Felizmente estamos a falar do Android, onde é possível arranjar uma solução para praticamente tudo portanto, chegou a hora de dar a conhecer o Galaxy Tab 10.1 ao Android 4.2.1.
Isto é possível graças ao desenvolvimento do CyanogenMod 10.1, uma ROM não oficial mas que, já é bem conhecida entre os utilizadores Android mais experientes que pretendem dar sempre mais utilidade aos seus dispositivos.
![]() |
CM10.1 traz o JB 4.2.1 ao Galaxy Tab 10.1 |
Após uma semana de uso, posso dizer-vos que, embora existam alguns erros mínimos, não existe nenhum bug crítico e nenhuma parte do dispositivo ficou sem funcionar (câmara traseira e dianteira estão funcionais, o som funciona normalmente e também o Wi-Fi, GPS e Bluetooth não apresentam problemas).
Como esta é uma versão em desenvolvimento, todos os dias são disponibilizadas actualizações que vão corrigindo os pequenos erros que mencionei.
Apesar disto, estejam conscientes que esta é uma ROM não oficial e que, o processo de instalação tem os seus riscos.
Para a instalar, têm que ter root access ao vosso dispositivo, processo que anula a validade da garantia do vosso aparelho em caso de avaria.
(é possível anular o procedimento e voltar a usufruir da garantia)
Se estão conscientes dos riscos e, mesmo assim, pretendem continuar, leiam o resto do post e sigam todas as instruções de instalação.